adm
ESG Flow

Como o movimento ESG pode salvar nosso planeta?

Você já deve ter percebido que o movimento ESG está tomando proporções maiores, não somente fora do Brasil como dentro do nosso país. Isso se deve a uma grande pressão que surge desde autoridades mundiais a clientes do seu bairro, priorizando iniciativas e atitudes mais sustentáveis por parte das empresas.

Mas qual é a importância do ESG na preservação da nossa casa? Por que ele pode ser o caminho mais rápido para evitar uma catástrofe global daqui a alguns anos? Entenda mais sobre esse assunto a seguir.

A degradação das florestas

De acordo com o documentário David Attenborough e Nosso Planeta, nós já derrubamos cerca de 3 trilhões de árvores em todo o mundo. Você sabia disso? Essa quantia é basicamente o que possuímos hoje, sendo possível afirmar que nós destruímos metade das vidas vegetais do planeta Terra.

Uma pesquisa liderada por Eraldo Matricardi e David Skole analisou 23 anos de imagens de satélite de toda a Amazônia brasileira. Os números são simplesmente impressionantes. De 1992 a 2014, a degradação florestal ocupou uma área de 337.427 km². O aumento da extração da madeira e as queimadas são as principais causas dessa destruição.

Infelizmente, não são apenas as florestas que estão sofrendo.

Oceanos sobrecarregados

Em 2016, a IUCN (União Internacional para Conservação da Natureza) publicou um relatório que afirma: o oceano absorve o excesso de calor da Terra.

De acordo com ele, desde o início do século XX a temperatura média da parte superior do oceano aqueceu cerca de 0,13ºC por década. Além disso, as 3 últimas décadas têm sido mais quentes do que qualquer momento registrado pelos instrumentos desde 1880.

Em consequência disso, só no Brasil, mais de 90% dos corais da espécie Millepora alcicornis morreram entre o sul da Bahia e o norte do Espírito Santo. Isso acarreta a ausência da vida marinha, pois os corais são moradia e alimento para milhares de espécies de peixes, moluscos e crustáceos.

Se a biodiversidade marinha está desaparecendo, imagine o que ocorre com a biodiversidade terrestre.

Biomas ameaçados

Dados do IBGE de 2020 demonstram que em 2014 no Brasil, haviam 3299 espécies de animais e plantas em extinção. A maioria delas pertencem à Mata Atlântica.

A Mata Atlântica possui 25% das espécies ameaçadas, sendo 1989 espécies ao todo. O Cerrado possui 1061 espécies, representando 19,7%; a Caatinga possui 366 espécies ameaçadas, com 18,2% e o Pampa possui 194 espécies, representando 14,5%.

Nós erramos e não foi pouco. Mas, então, de que maneira podemos reverter essa situação e fazer as pazes com o nosso planeta?

ESG: A solução e o propulsor sustentável

A responsabilidade da nossa espécie em salvar as outras espécies do planeta nunca foi tão alta como nos dias atuais. A pandemia ainda ajudou a ressaltar a importância da atenção às questões climáticas mundiais. O nosso planeta pode ruir se não cuidarmos dessa questão com urgência.

Atitudes individuais ajudam, mas não resolvem o problema ambiental como um todo. A ação de governos e empresas é imprescindível para que não surjam catástrofes mais amedrontadoras do que a atual pandemia em que nós estamos vivendo.

Os impactos ambientais tomaram proporções tão avassaladoras, que o ponto não é mais o impacto que as empresas causam ao meio ambiente. E sim a força que as mudanças climáticas e ambientais podem causar às pessoas.

É exatamente por isso que uma transformação verde por meio do ESG é necessária para qualquer empresa que deseja perdurar ao longo do tempo. As empresas que não se adequarem ao modelo ESG, infelizmente terão os seus dias contados.

De acordo com a SPC Brasil, 9 em cada 10 consumidores acreditam que as ações de desenvolvimento sustentável são importantes. Além disso, o Instituto Akatu em 2018 realizou uma pesquisa que demonstra que 40% dos entrevistados mudariam a intenção de compra, se determinada empresa tomar iniciativas que protejam o meio ambiente.

Além dos consumidores estarem interessados em adquirir produtos éticos e que não impactem negativamente o meio ambiente, investidores estão procurando por empresas que possuam um alto nível em ESG, para realizarem os seus aportes.

O ESG não deve ser considerado um modismo, muito menos ser considerado como uma ferramenta de marketing para a sua empresa. Estratégias genuínas e que estejam comprometidas com os seus stakeholders, é que irão trazer os verdadeiros benefícios por fazer parte do movimento ESG, principalmente com foco no longo prazo.

Além disso, ao analisar o mercado nacional e global fica claro que as empresas com alto nível ESG também são as empresas com maior performance financeira no mercado. Ou seja, investir em ESG também dá lucro.

Se você quer ingressar em uma transformação verde e reposicionar a sua empresa no mercado, e ainda atrair investimentos, você vai adorar conhecer o ESG Flow.

Com o ESG Flow, nós iremos implementar uma estratégia focada em resultados relevantes e que flua nos objetivos e práticas em ESG. Assim, sua empresa poderá se tornar uma referência dentro do ecossistema que ela faz parte. Não é isso que você deseja?

Entre em contato com o nosso time agora mesmo no seguinte link ou, se preferir, mande uma mensagem pelo WhatsApp. Sintonize-se ao movimento ESG e ao estilo de vida abundante!

Floresta Aurora Verde

Seja um Restaurador Ambiental.
Compre árvores e gere abundância.

100 mil árvores plantadas em 2022.