Ana Luisa MKT e conteúdo
ESG Flow

Investir na evolução ESG vale a pena?

As expectativas de investimento em ESG são cada vez maiores e devem superar o número de 53 trilhões de dólares até 2025, segundo a Bloomberg. Mais do que uma simples tendência, essa já é uma realidade no mundo atual e as organizações que contam com esse diferencial têm se destacado.

Mas por que investir na evolução ESG é um diferencial para sua empresa? Vale mesmo a pena? Se você nunca parou para pensar sobre isso ou até já pensou e não sabe muita coisa desse assunto, aproveite esta leitura para conhecer os principais motivos para apostar nessa ideia!

O mundo pode ser melhor com a sua ajuda

A todo momento vemos notícias de como a natureza precisa da nossa ajuda. Tantos anos de exploração e a verdade é que o planeta pede socorro. Além do meio ambiente, a nossa sociedade também passa por dificuldades e “fazer a nossa parte” é importante. Você tem se preocupado com isso como pessoa física e/ou jurídica?

A pandemia confirmou mais uma vez como estamos todos interconectados e que o bem-estar geral é o que faz a roda continuar girando — os negócios, a economia, a educação etc. 

O ESG é a oportunidade perfeita para agir em três aspectos vitais: meio ambiente, sociedade e governança. Se não podemos mudar o mundo e melhorá-lo do dia para a noite, podemos contribuir com um mundo melhor ao adotar práticas mais sustentáveis. Não pense que você não é capaz de fazer a diferença, porque o todo é feito de pequenas partes!

As chances de retorno são reais

Basicamente, empresas e pessoas buscam por lucro, certo? Outros fatores certamente são importantes, mas não dá para negar que a maioria das decisões no mundo capitalista em que vivemos é relacionada a dinheiro.

Nesse caso, você deve saber que investir na evolução ESG pode demandar alguns custos para colocar em prática novas políticas, mas os retornos são surpreendentes. Estamos falando de uma tendência mundial que atrai a atenção de todos, incluindo consumidores e investidores do mercado

Ou seja, essa é uma grande chance de se destacar, melhorar as perspectivas do seu negócio e ainda impulsionar os seus lucros.Quer comprovar se isso é verdade? Analise os índices na bolsa de empresas comprometidas com ESG para ver como elas são valorizadas acima da média.

A evolução ESG favorece sua imagem

Nem tudo é sobre dinheiro, embora já falamos aqui da sua importância. Outro aspecto muito relevante no mundo corporativo é a credibilidade. Ter uma imagem positiva no mercado é fundamental para vender.

Cada vez mais pessoas e organizações querem se juntar a marcas que têm valores semelhantes aos seus, sendo o ESG uma combinação altamente poderosa. Afinal, essa é uma tendência com propósito e o comprometimento com esse tipo de causa ajuda a fortalecer a visibilidade de qualquer negócio.

O contrário também acontece e esse deve ser um motivo de preocupação. Por exemplo, quando aconteceu o acidente ambiental em Brumadinho, a imagem da Vale foi afetada. Seguir as leis, evitar polêmicas e ainda apostar em causas importantes que estão em evidência é uma ótima sugestão para manter sua credibilidade intacta.

Ficar para trás é um grande risco no mercado

Qual o perigo de não seguir tendências, não se comprometer com nada e não apostar em diferenciais para o seu negócio? Ficar para trás é um grande risco em um mercado tão dinâmico quanto o que vivemos. 

Quem não se destaca perde espaço, principalmente porque novas ideias e negócios surgem a todo momento. Para encarar a concorrência é preciso ter vantagem competitiva e investir em práticas ESG é uma das maneiras de fazer isso!

Não sabe nem por onde começar? A Abundance pode ajudar você! Acesse nosso site para saber mais e venha ser abundante com a gente.

Floresta Aurora Verde

Seja um Restaurador Ambiental.
Compre árvores e gere abundância.

100 mil árvores plantadas em 2022.