Nosso propósito aqui na Abundance Brasil é gerar abundância. Isso você já deve saber ou imaginar pela relação com o nome da empresa. Porém, nem todo mundo sabe ou entende a proposta por trás do Abundance Token, que é a restauração ecossistêmica.

Por isso, reunimos aqui algumas informações sobre o assunto para tirar as principais dúvidas e você poder conhecer melhor o nosso propósito!

Restauração ecossistêmica não é reflorestamento

O termo reflorestamento costuma causar alguma confusão e não é o mais adequado para o que fazemos. A palavra combina o prefixo “re” (de repetir, reutilizar, refazer) com “floresta” (mata, vegetação). 

Então, reflorestar é recompor uma área com o plantio de novas árvores, mas isso geralmente acontece referente à silvicultura — que tem como objetivo a extração de matérias-primas (da própria madeira e de produtos secundários). Por exemplo, quando um proprietário rural decide plantar eucaliptos em suas terras para vender depois a produção.

A restauração ambiental é criar novas áreas de vegetação nativa, e chamamos de  restauração ecossistêmica o processo de recuperação de um ecossistema que sofreu algum distúrbio, dano ou degradação. Nosso intuito é plantar diversas espécies de árvores para recuperar áreas e gerar outros benefícios, como:

  • sequestrar carbono da atmosfera;
  • melhorar o solo e  ajudar a controlar a erosão;
  • recuperar nascentes e melhorar os recursos hídricos da região;
  • promover a biodiversidade da fauna e flora brasileiras;
  • produzir alimentos entre frutas, verduras, legumes etc;
  • produzir matéria-prima não madeireira (óleos essenciais, sementes e outros);
  • promover o ecoturismo.

Tudo isso faz parte de uma missão ainda maior que é conter as mudanças climáticas. Há muitos anos estamos sendo alertados de que as atividades humanas estão impactando severamente o nosso planeta. O aumento da temperatura global já é uma realidade e o mundo todo precisa se esforçar para tentar conter os impactos catastróficos que estão previstos.

Como adquirir um token promove essa restauração

Outra dúvida bastante comum é entender como o Abundance Token representa a compra de uma árvore. Com a tecnologia de blockchain, conseguimos tokenizar ativos. Isto é, ter uma representação digital de ativos reais como obras de arte, participação em empresas, imóveis, entre outras opções.

Sabendo de todos os problemas que o nosso planeta está passando e dos riscos causados pelas mudanças climáticas, nossa decisão foi tokenizar árvores — que são os ativos sustentáveis mais importantes do momento. Assim, conseguimos formar novas florestas, sequestrar carbono e promover todos os outros benefícios que citamos acima.

Então, comprar um token é o mesmo que comprar uma árvore ou um pedaço de uma floresta. Como o crédito de carbono é um dos ativos com maior potencial de valorização nos próximos anos, estamos falando também de um investimento rentável ao longo do tempo.

A largada já foi dada! O projeto Floresta Aurora Verde conta com 100 mil árvores plantadas, mas nossa intenção é chegar a 1 bilhão até 2030. A recuperação do meio ambiente requer uma meta ambiciosa, e sabemos que os frutos dessa iniciativa podem ajudar a salvar o nosso planeta e dar oportunidades para milhares de pessoas.

Seja um restaurador e faça a sua parte comprando Abundance Tokens!


Ajude a salvar o mundo com a Abundance Brasil!

Cadastre-se para a Pré-Venda do Abundance Token Saiba maisCompre agora