Ana Luisa MKT e conteúdo
Meio Ambiente e Sustentabilidade

Como ser sustentável? Conheça os tipos de sustentabilidade

Já sabemos que falar de sustentabilidade é mais fácil do que colocar em prática, não é mesmo? Porém, buscar informação é o primeiro passo para entender os caminhos do desenvolvimento sustentável e começar a adotar mudanças. 

Você sabia que existem diferentes tipos de sustentabilidade? Cada um deles pode ser aplicado a diferentes áreas e contextos. Siga com a leitura para entender mais sobre o assunto!

O que é sustentabilidade?

O termo vem de sustentare, palavra do latim que tem o significado de sustentar, apoiar, conservar, cuidar.

A sustentabilidade busca garantir o equilíbrio entre a preservação do meio ambiente, a viabilidade econômica e a justiça social. Por isso, esses são os seus três aspectos fundamentais: 

  • social: tudo que envolve pessoas, como educação, saúde, entretenimento etc;
  • ambiental: tudo que se refere ao meio ambiente;
  • econômico: tudo que se relaciona com meios de produção, distribuição e consumo de bens e serviços.

As práticas sustentáveis têm a ver com satisfazer necessidades no momento presente sem comprometer o futuro. Ou seja, a busca por um maior equilíbrio entre o crescimento econômico e o bem-estar social.

É comum que as pessoas relacionem essa ideia pensando somente na preservação da natureza, já que sabemos que os recursos naturais são usados pelo homem sem muita consciência e estão em risco, o que gera impactos para a vida no planeta Terra. Só que a sustentabilidade pode ser muito mais abrangente do que imaginamos.

Quais os tipos de sustentabilidade?

Chegou a vez de descobrir as particularidades das principais esferas desse conceito.

Sustentabilidade ambiental 

A sustentabilidade ambiental se refere à preservação e conservação dos recursos naturais, como água, ar, solo, flora e fauna. A ideia é utilizar esses recursos de forma mais consciente e responsável, evitando o esgotamento e a degradação do meio ambiente.

Sustentabilidade econômica 

A sustentabilidade econômica tem como objetivo garantir a viabilidade financeira das atividades econômicas, sem comprometer a qualidade de vida das pessoas e a preservação do meio ambiente. Trata-se de buscar um modelo econômico que seja justo, inclusivo e que gere riqueza de forma sustentável.

Sustentabilidade social

A sustentabilidade social se preocupa com a inclusão e a equidade social. Ela busca garantir que todas as pessoas tenham acesso aos recursos necessários para viver com dignidade, como educação, saúde, moradia, segurança, entre outros. É um conceito que está intimamente ligado à justiça social e aos direitos humanos.

Sustentabilidade cultural 

A esfera cultural se refere à preservação e valorização das tradições, costumes e identidades culturais de um povo. Seu propósito é garantir a diversidade cultural e a pluralidade de formas de viver e se expressar, evitando a homogeneização cultural e a perda de patrimônio cultural.

Sustentabilidade empresarial 

A sustentabilidade empresarial é a aplicação dos princípios sustentáveis nas atividades e processos das empresas. Trata-se de buscar a maximização dos resultados financeiros de forma mais equilibrada, respeitando o meio ambiente, valorizando as pessoas e contribuindo para o desenvolvimento social e econômico da comunidade.

É importante ressaltar que esses tipos de sustentabilidade não são independentes uns dos outros, e muitas vezes estão interligados. Por exemplo, a sustentabilidade econômica só é possível a longo prazo se estiver associada à ambiental e social. Da mesma forma, a sustentabilidade cultural pode contribuir para a inclusão social e para o desenvolvimento econômico de uma região. Os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) foram definidos pela ONU considerando o equilíbrio de todas essas dimensões, fazendo parte das grandes metas da Agenda 2030.

Portanto, ser sustentável significa adotar práticas que envolvem todos os tipos de sustentabilidade. Não sabe como fazer a sua parte? Temos aqui alguns exemplos de como incluir esse conceito no seu dia a dia:

  • economizar água e energia;
  • eliminar desperdícios;
  • reduzir o uso de plástico;
  • investir em energia renovável;
  • separar o lixo e favorecer a reciclagem de resíduos;
  • usar transportes coletivos;
  • compensar as emissões de carbono através do plantio de árvores.

A solução oferecida pela Abundance Brasil leva em conta a importância dos três pilares da sustentabilidade (social, ambiental e econômico), permitindo que pessoas e empresas se tornem restauradores do meio ambiente de um jeito prático, seguro e inovador.

Quer saber exatamente como isso acontece e fazer parte da nossa comunidade? Confira os detalhes no nosso site ou entre em contato conosco para tirar suas dúvidas. Vamos juntos criar um mundo cada vez mais sustentável!

Floresta Aurora Verde

Seja um Restaurador Ambiental.
Compre árvores e gere abundância.

100 mil árvores plantadas em 2022.