Pedro Miranda
Mindset

A mentalidade de abundância x escassez

A mentalidade de abundância é um dos princípios da Abundance Brasil. É fácil perceber pelo nome. Gerar abundância se conecta com o nosso propósito de restaurar o planeta, que vem da urgência das mudanças climáticas com a oportunidade de criar uma comunidade de restauradores ambientais para esverdear o Brasil com novas florestas.

Mas o que significa essa mentalidade? O conceito de mentalidade de abundância se refere a uma forma de pensar e enxergar o mundo que valoriza o suficiente e o excesso, em vez de focar na falta e na escassez. Chegou a hora de entender um pouco mais sobre como podemos trazer isso para a nossa vida.

Por que focar na abundância?

A mentalidade de abundância é baseada na ideia de que existem recursos suficientes para todos e que é possível criar soluções para os desafios que enfrentamos. Ou seja, que não devemos nos limitar pelo que não temos, mas sim procurar caminhos e possibilidades para atingir nossos objetivos.

Esse pensamento também se relaciona com outros como: gratidão, generosidade e prosperidade. É natural que as pessoas passem a reconhecer as coisas boas da vida e procurem compartilhá-las com os outros. Mudar o mundo sozinho é mais difícil, não é mesmo? A abundância vê na colaboração uma ferramenta poderosa para alcançar metas.

Desenvolver essa mentalidade é importante porque influencia diretamente na forma como nos relacionamos com o mundo e com os outros. Pessoas que focam na abundância geralmente são mais felizes e realizadas, pois são capazes de ver mais oportunidades do que obstáculos, além de adotarem uma atitude mais positiva diante das dificuldades.

Na prática, podemos dizer que desenvolver focar na abundância é uma escolha e um exercício constante. Isso influencia nas decisões e ações que as pessoas tomam, permitindo que elas explorem novas ideias e criem soluções para os problemas que enfrentam. De forma resumida, a mentalidade de abundância é uma forma poderosa de pensar, agir e enxergar o mundo.

A mentalidade de escassez é uma cilada?

Por outro lado, a escassez é cercada de negatividade. E, se você acredita no poder da atração, sabe que o pensamento negativo pode ser um gatilho para atrair esse tipo de coisa. Se a mente e universo estão conectados pela força do pensamento, você pode optar por emitir ondas de energia com uma boa vibração, certo?

A ideia de que precisamos considerar o risco da escassez persiste para muitos, principalmente quando se fala em dinheiro e bens materiais. Essa é uma preocupação construída ao longo da história, assim como o nosso corpo acumula gordura como reserva genética para sobrevivência ou pela perspectiva do medo de perder tudo, o que era muito comum com a ocorrência das guerras, por exemplo.

A escassez fica ainda mais contraditória quando se fala em meio ambiente. O ser humano usa e esgota os recursos naturais sem se preocupar se eles vão faltar um dia? É por isso que muitos relacionam a mentalidade de escassez com uma postura egoísta.

Você também provavelmente já ouviu a história do copo meio cheio ou meio vazio. Já pensou se faz parte do grupo que tende a focar mais no que falta? No fim das contas, o primeiro passo é enxergar a possibilidade de direcionar o seu pensamento para a mentalidade de abundância.

É natural que os problemas assombrem e, muitas vezes, dificultem que oportunidades sejam identificadas. Focar na abundância ao invés da escassez é perceber os caminhos que conduzem a uma vida melhor, é ser capaz de direcionar o pensamento para o sucesso, é persistir e acreditar na prosperidade. Se você ainda não se vê nesse caminho, saiba que ainda está em tempo!

“Sua mente tem um poder de fabricar a realidade. O que você pensa, você sente; o que você sente, você vibra; o que você vibra, você atrai para si. Somos seres vibracionais que interagem com o universo.”

Rhonda Bryne

Você quer gerar abundância para si e para o mundo? Comece pesquisando mais sobre o tema e se conectando com oportunidades de fazer a diferença! Aproveite para conhecer 5 hábitos que ajudam a desenvolver essa mentalidade.

Floresta Aurora Verde

Seja um Restaurador Ambiental.
Compre árvores e gere abundância.

100 mil árvores plantadas em 2022.