A compensação de carbono é uma estratégia adotada para reduzir os impactos causados pela emissão de gases de efeito estufa, principalmente de CO2. O esforço consiste em tentar neutralizar essa conta, o que pode ser realizado por pessoas físicas e jurídicas já que somos todos emissores de gases poluentes.
Como esse é um assunto importante e que gera dúvidas, listamos aqui mitos sobre o tema que precisam ser desvendados. Confira!
Mito 1: Compensação de carbono é a única solução para as mudanças climáticas
A compensação de carbono é uma ferramenta valiosa, embora não deve ser vista como a única saída para descarbonizar o planeta e frear o aquecimento global. Ela complementa a redução direta de emissões, sendo mais eficaz quando combinada com práticas sustentáveis e outras ações para diminuir a pegada de carbono.
Mito 2: Só existe um caminho para compensar as emissões de carbono
Existem diferentes maneiras de colocar a compensação de carbono em prática. Ou seja, se de um lado você emite, deve se preocupar em alternativas que ajudem a neutralizar o impacto negativo causado ao meio ambiente. Alguns exemplos disso são o uso de energia renovável e projetos de reflorestamento. Aqui na Abundance Brasil, financiamos novas florestas plantando árvores nativas da região para acelerar a descarbonização.
Mito 3: Compensar significa que você pode continuar emitindo sem preocupação
Compensar carbono não deve ser uma desculpa para continuar emitindo gases de efeito estufa sem limites. É importante priorizar a redução direta de emissões, e usar a compensação como uma medida adicional para alcançar a neutralidade de carbono. Inclusive, com a regulamentação do mercado de carbono brasileiro, isso passará a ser cada vez mais cobrado dos grandes poluentes com a chance de multas e outras sanções.
Mito 4: Compensação de carbono é pura estratégia de marketing
O mais importante é que a compensação seja efetiva e real, além de fazer parte de uma estratégia mais ampla que inclua a redução direta de emissões. Vale também tomar cuidado com o greenwashing, que é o que acontece quando há uma falsa prática sustentável. Tudo isso demonstra comprometimento real com a sustentabilidade e acaba sendo um diferencial que valoriza qualquer marca.
Mito 5: Compensar carbono é caro e inacessível para pequenas empresas ou indivíduos
O custo da compensação de carbono pode variar, mas existem opções acessíveis, especialmente com o surgimento de projetos inovadores e plataformas online. Muitas organizações estão trabalhando para que a estratégia da compensação de CO2 chegue a um público amplo, democratizando esse tipo de solução para que cada vez mais pessoas e empresas contribuam com essa missão global!
Que tal conhecer uma oportunidade de iniciar sua jornada de descarbonização? Visite nosso site para saber mais detalhes e faça a sua parte para construir um futuro melhor para todos!