Cada vez mais os termos “descarbonização”, “compensação de carbono” e “carbono neutro” estão presentes na mídia. Você sabe o que isso quer dizer?
O dióxido de carbono (CO2) é um dos principais gases que alteram a composição da atmosfera, aumentando os buracos da camada de ozônio e os efeitos das mudanças climáticas. Logo, descarbonizar é reduzir a emissão de carbono até conseguir, a longo prazo, eliminar essa agressão ao meio ambiente. A nossa vida aqui na Terra depende disso!
Mas compensar carbono não é bom apenas para o meio ambiente. Quer saber como a descarbonização pode beneficiar o seu negócio? Vamos explicar algumas das razões para iniciar essa jornada. Confira!
1. Os consumidores dão preferência para empresas que se preocupam com isso
O crescimento da mentalidade socioambiental entre as pessoas é perceptível, embora ainda exista um longo caminho pela frente para o mundo ser mais sustentável.
Com a maior consciência sobre o impacto ambiental das nossas atividades, é esperado que aconteçam mudanças no comportamento de compra. E isso vai, naturalmente, influenciar a preferência por marcas que se posicionam e agem estrategicamente no contexto ESG.
Seu negócio já adota práticas sustentáveis? Se ainda não, está mais do que na hora de pensar em como fazer com que a sustentabilidade seja um valor associado à sua empresa. Compensar a pegada de carbono atrai pessoas, gera credibilidade para sua marca e pode ser uma das razões para fidelizar seus clientes.
Você já faz isso? Então, aproveite para divulgar e sinalizar esse diferencial conquistado, sem esquecer de continuar adotando melhorias ligadas ao conceito de sustentabilidade.
2. A pauta ESG ajuda na aquisição de talentos
Se você quer ter um time talentoso, produtivo e engajado com os resultados do seu negócio, não desconsidere a descarbonização como um investimento valioso!
A sustentabilidade é um valor cada vez mais considerado pelos profissionais ao buscarem oportunidades de trabalho, fora todas as outras práticas sociais, ambientais e de governança que contribuem para que uma empresa esteja alinhada com a pauta ESG.
Em muitos casos, melhores condições de trabalho compensam até um salário mais baixo, o que inclui a responsabilidade do empregador em relação ao meio ambiente e outros benefícios corporativos oferecidos.
Resumindo: demonstrar preocupação com a natureza e com a sociedade é capaz de ajudar uma empresa a garantir bons colaboradores e a reter um time de alta qualidade. No fim das contas, isso ainda vai resultar em menos gastos e mais produtividade. Ou seja, temos mais um ótimo motivo para incluir a descarbonização no seu planejamento estratégico!
3. Investidores buscam empresas com iniciativas ESG
Além de olhar para o mercado de trabalho e para os consumidores, se você tem interesse em atrair investimentos, também precisa considerar o ESG como um fator estratégico para o seu negócio.
Já faz algum tempo que as notícias apontam essa tendência e basta fazer uma pesquisa rápida na internet para comprovar tal informação. Por que isso acontece? Investir em ESG significa compromisso com o futuro e reforça os valores do negócio, além de representar um diferencial competitivo no mercado.
Tudo isso valoriza a empresa, ajuda a minimizar os riscos e melhorar as chances de retorno, despertando a atenção de potenciais investidores que estão de olho nesse tipo de iniciativa para escolher onde investir.
4. O nosso planeta é uma responsabilidade de todos
Não dá para pensar que apenas grandes indústrias poluidoras têm responsabilidade sobre o meio ambiente. Todos nós, pessoas físicas e jurídicas, precisamos nos comprometer em preservar a natureza e tentar minimizar os efeitos catastróficos que estão para acontecer se nada for feito.
Entre as práticas sustentáveis mais populares temos: a redução do consumo, a gestão de resíduos, a mudança para fontes de energia renováveis e a descarbonização.
A iniciativa de compensar carbono e ser mais transparente nesse quesito é essencial quando falamos de um cenário de aquecimento global. Não por acaso, as organizações internacionais têm estimulado esse debate, visto que temos um problema compartilhado entre todos – países, empresas e pessoas. Os ODS definidos pela ONU na Agenda 2030 são exemplo disso.
Como iniciar a descarbonização do seu negócio?
Essa não é uma tarefa tão complexa quanto parecia ser há alguns anos. Muitas soluções já foram desenvolvidas e a descarbonização está cada vez mais acessível para todos.
Com a tecnologia, ficou ainda mais fácil. Não é preciso ter nenhum hectare de terra ou aprender a lidar com plantas para ajudar na restauração ambiental do planeta, garantindo menos carbono na nossa atmosfera e mais qualidade de vida.
E aí, você está pronto para essa jornada? Comece dando o primeiro passo e compre Abundance Tokens para ajudar a formar novas florestas no Brasil!
Com o selo de restaurador do meio ambiente, sua empresa terá um novo diferencial no mercado. Aproveite a chance de evoluir seu ESG e iniciar o processo de descarbonização.