Se você acompanha notícias do mundo das finanças, com certeza já ouviu falar sobre “blockchain”. Mas, talvez, nunca procurou entender o conceito dessa palavra que está revolucionando a forma como conhecemos a tecnologia e transformando o mundo.
Continue a leitura para entender o que é a blockchain, como ela funciona e porque ela pode ser uma aliada para impulsionar a sustentabilidade em todo o planeta.
O que é a blockchain?
Vamos facilitar a compreensão do conceito com um exemplo prático: a blockchain é uma grande corrente de dados que está espalhada por todo o mundo e todos podem acessá-la.
Dessa maneira, as informações que ela armazena não estão centralizadas em um computador, e sim distribuídas em diversos computadores que estão ligadas à ela.
Dentro da blockchain você pode acompanhar o envio e recebimento de diversas informações na internet, desde uma obra de arte até as próprias criptomoedas. Essas informações possuem fragmentos de código e são conectadas entre si, dando-lhe o nome de “block” (blocos de informações) e “chain” (corrente).
Como a blockchain funciona?
Apesar de a blockchain ser acessível a todos os usuários que façam parte dela, ela possui uma segurança de alto nível por meio da criptografia.
Quando uma informação é armazenada dentro de um bloco de dados, ela permanece ali para sempre, sendo impossível apagar ou alterar determinada informação depois de inserida no sistema.
Mas porquê as informações não podem ser alteradas? As informações são sequenciadas dentro de um bloco de dados que possui uma “hash” ou “proof of work” – uma espécie de assinatura digital que se ligam formando uma corrente de dados.
Cada assinatura digital é exclusiva em cada bloco, sendo que cada bloco possui a sua própria assinatura mais a assinatura do bloco anterior, duplicando a criptografia e aumentando a segurança das informações contidas nos blocos.
A corrente que liga cada bloco é ligada pela hash e é daí que surge o nome blockchain, em português, “corrente de blocos”.
Qual a relação entre blockchain e sustentabilidade?
Inicialmente a blockchain foi arquitetada com o foco em criar o sistema de segurança ao Bitcoin e às demais criptomoedas. Mas, ela também está sendo explorada em diversas outras áreas além do sistema monetário.
Desde a otimização de uma cadeia de suprimentos de corporações, até a transformação de artes de um artista plástico em NFTs, a blockchain vêm ganhando espaço surpreendente e está transformando a tecnologia como nós conhecemos.
Além de extremamente segura, essa importante tecnologia pode impulsionar e catalisar as iniciativas sustentáveis das nossas empresas, do nosso país e do nosso planeta.
Como ela é descentralizada e permite uma transferência real e digital de informações, ela agrega valor às mesmas ao tornar o que era intangível em tangível. Assim, ela consegue gerar liquidez e fracionar ativos o que irá democratizar os investimentos sustentáveis acelerando de fato as mudanças sustentáveis que governos e organizações almejam e precisam.
Por possuir uma maior transparência e ser mais acessível, a blockchain vem se tornando uma porta de entrada à financiamentos para empresas que procuram se tornar mais sustentáveis e querem atender aos objetivos do ESG.
Além disso, ela consegue reduzir os custos de capital, por conta da ausência de intermediários dentro da plataforma, aumentando a atratividade tanto das empresas, como de clientes e investidores que buscam por organizações que tomem medidas sustentáveis e transparentes.
Porém, não são apenas as empresas que podem se beneficiar com a blockchain. As próprias árvores podem ser beneficiadas por meio dessa tecnologia.
A Abundance Brasil, em parceria com a empresa de reflorestamento VerdeAzul, iniciou um projeto para impulsionar o reflorestamento no Brasil.
Cada árvore plantada, valerá 1 Abundance Token. O Abundance Token equivale a 1 tonelada de CO2 sequestrada por essa árvore e garante que ela será preservada. Se uma empresa adquire, por exemplo, 100.000 Abundance Tokens, eles irão corresponder a exatamente 100.000 árvores plantadas em suas respectivas localizações geográficas, as quais servirão como provas de plantio em auditorias que certificam a empresa como ESG.
Se a sua empresa tem o interesse de se posicionar com boas práticas ao meio ambiente e também quer se certificar como uma empresa referência em ESG, ela adquire os Abundance Tokens que vão compensar a sua emissão de carbono. Então, o dinheiro investido será direcionado para a empresa de reflorestamento VerdeAzul, que vai potencializar a sua capacidade de plantio, gerando abundância nos ecossistemas locais.
O Abundance Token é um excelente ativo financeiro por acompanhar a valorização do crédito de carbono e, além disso, pela tendência dos ativos sustentáveis subirem de valor ao longo do tempo nas comercializações realizadas em mercado secundário. Ou seja, além de estar fazendo bem ao planeta e evoluindo o ESG dentro da sua empresa, você também estará realizando um ótimo investimento.
Quer adquirir um Abundance Token e investir na sustentabilidade da sua empresa, do seu país e do planeta? Então, clique nesse link ou entre em contato com o nosso time pelo e-mail contact@abundancebrasil.com ou pelo WhatsApp. Venha ser abundante com a gente!