O desafio da economia sustentável no Brasil

Entre os maiores desafios globais temos a sustentabilidade como um dos fatores-chave. Cada país lida com essa questão de formas diferentes, mas, nos encontros internacionais para debater sobre o tema, o Brasil sempre tem um destaque.

A capacidade do nosso país para ser uma grande potência ambiental é reconhecida mundialmente. O que precisamos agora é convergir ações para que a economia sustentável esteja cada vez mais próxima da realidade brasileira. O que isso quer dizer? Acompanhe a leitura e fique por dentro!

O que é economia sustentável?

Podemos entender esse termo como um “modelo” de desenvolvimento e crescimento econômico que priorize a sustentabilidade, tentando preservar o uso dos recursos naturais e não prejudicar o meio ambiente.

É fato que a atividade humana agride a natureza de diversas formas. Mas e se todos nós tentássemos reduzir  e compensar esses prejuízos? É insustentável continuar explorando o planeta como passamos tantos anos fazendo. Buscar a manutenção do ecossistema é proteger a vida na Terra de todos os seres, incluindo nós humanos.

Se antes essa era uma preocupação para o futuro, vale dizer que o futuro já chegou e o tempo está passando. A hora de agir não pode ser postergada e a transformação depende da união de todos: pessoas, empresas, governos etc.

Que iniciativas fazem parte da economia sustentável?

Os debates sobre sustentabilidade no Brasil e no mundo acontecem há muitos anos. Além de apresentar problemas, eles ajudam a movimentar a busca por soluções que possam ser colocadas em prática. Conheça algumas das principais alternativas a seguir.

Conscientização

O primeiro passo para não continuar contribuindo com o uso insustentável dos recursos naturais é a conscientização. Isto é, criar consciência sobre todo esse processo, entendendo que a natureza não é uma fonte inesgotável a ser explorada e partir para um uso mais inteligente desses recursos.

Mudança de hábitos

A ação normalmente vem como uma etapa seguinte à conscientização. A partir do momento que buscamos informação sobre o problema, é fundamental começar a mudar nossos hábitos para ajudar a construir uma economia mais sustentável. Que atitudes fazem parte disso? Temos algumas sugestões:

  • evitar o desperdício de água e outros recursos;
  • separar o lixo e apostar em reciclagem;
  • tentar reduzir a emissão de gases poluentes (usando menos o carro, por exemplo);
  • diminuir o consumo de carne e de plástico no dia a dia;
  • investir em energia limpa e renovável.

Compensação

Podemos evitar que os prejuízos sejam ainda maiores, mas existe ainda a possibilidade de tentar compensar o que já foi prejudicado. O Brasil tem batido recordes de desmatamento recentemente, especialmente na Amazônia que teve mais de 10 mil quilômetros de mata destruída em 2021.

Essa é uma informação que vai totalmente contra a ideia de economia sustentável. Um dos caminhos da compensação é plantar árvores, gerando créditos de carbono e melhorando a qualidade do ar. Sem dúvidas, esse é um “presente” que podemos deixar para o futuro!


Com o Abundance Token, você não precisa se preocupar com esse trabalho e investe seu dinheiro em um criptoativo diretamente ligado à restauração ambiental do nosso país. Confira mais detalhes no nosso site e contribua com a economia sustentável!

Floresta Aurora Verde

Seja um Restaurador Ambiental.
Compre árvores e gere abundância.

100 mil árvores plantadas em 2022.